segunda-feira, 8 de março de 2010

Como fazer sua equipe de TI se tornar protagonista no negócio da empresa

Publicado em CIO.com por (*)Jim DiMarzio

Uma coisa é líderes e analistas de TI conhecerem o negócio, e outra desempenharem um papel ativo no processo de planejamento e condução do negócio. Isto é o que tem de acontecer, se TI que ter um impacto mais estratégico sobre a empresa e seu resultado financeiro. A integração de TI com o negócio não virá após um projeto, e sim depois uma série de passos simples que demonstram o processo para sua equipe através de suas ações.

Quando cheguei na Mazda North American Operations oito anos atrás, e TI era vista como um grupo eficiente de execução de ordens. O CEO e o CFO me contrataram, pois queriam que ela se tornasse algo mais do que isso.




A única forma de isso acontecer era me infiltrar no negócio e incentivar a minha equipe a fazer o mesmo. Mas este deve ser um movimento planejado da sua parte, porque os executivos não irão até você ou pedir-lhe para se envolver, e vão querer saber por que você deve estar envolvido. Comecei por desenvolver relacionamentos com os executivos-chave da empresa. Uma vez que eles perceberam que eu entendia as suas necessidades e objetivos, eles me convidaram para reuniões de planejamento, onde eu poderia demonstrar qual o valor da TI para o negócio.

Somente depois de estabelecer o meu lugar como CIO eu pude introduzir minha equipe nas reuniões. Estar na sala, no entanto, não automaticamente nos igualava aos outros departamentos. Eu tinha acesso a relatórios que a não despertavam qualquer reação da minha equipe, o que mostrava que eu não os tinha preparado corretamente. Após anos sendo tratados como executores de ordens, eles precisavam ser incentivados a pensar sobre os processos de negócios e as prioridades, e expor suas contribuições em relação a projetos com impacto direto sobre os objetivos da empresa. Eu rapidamente filtrei as pessoas certas do departamento para enviar a essas reuniões, pessoas que se sentiam confortáveis em um ambiente de negócios.




Enfim, e mais importante para o nosso futuro, eu criei uma nova expectativa para o meu pessoal e forneci meios para atingi-las. Agora, todos no meu grupo sabem que eles têm a oportunidade e a capacidade de falar e trabalhar com os outros departamentos a fim de avançar e melhorar os resultados de toda a organização.

(*)Jim DiMarzio é CIO da Mazda North American Operations e um membro do Conselho Executivo da CIO.





Comente este artigo!

2 comentários:

  1. Caro Jim,

    Ótimo artigo, precisamos incentivar cada vez mais os profissionais de T.I a participarem efetivamente do negócio da empresa, só desta forma serão mais valorizados.

    Washington

    ResponderExcluir
  2. Prezado jim,

    Interessante a abordagem. Eu já senti na pele a necessidade do time ter visão do negócio. Não é fácil, pois a maioria prefere ser "executor de ordens", como você mesmo comenta.
    A TI, apesar de muitos executivos ainda acharem que é um "centro de custo", há muito se tornou um "centro de resultados", um aliado do negócio para se conseguir resultados positivos, independente da área de atuação.
    Acho que estamos no meio da mudança: mostrar aos executivos que TI deve fazer parte da estratégia do negócio e mostrar aos nossos colaboradores que não somos apenas executores de ordens.

    ResponderExcluir