terça-feira, 6 de abril de 2010

Gerenciar os Serviços de TI (ITSM) é uma profissão?

(*) por James Finister
O curso acadêmico que qualifica alguém a exercer uma profissão deve não só prepará-lo para o seu novo papel, como também fornecer a confiança a ele de que écapaz de cumprir as suas obrigações profissionais.

A pergunta que devemos nos fazer é se o estado atual do treinamento de ITIL fornece uma sólida impressão de que ITSM pode ser considerado uma profissão. Há extensas literaturas sobre o que constitui uma profissão. Deixe-me resumi-lo:



  • Deve ser uma entidade de conhecimento específico
  • Os profissionais com o conhecimento devem estar sob um código regulador
  • Os membros estão vinculados a um código de ética
  • O órgão representativo deve ser composto por membros qualificados
  • Qualificação para prática é baseada em uma combinação de experiência de trabalho e testes que avaliam a competência profissional
  • A “exclusão” daqueles que não cumprem as normas exigidas.
Se olharmos para o trabalho de Auditoria Interna nos Estados Unidos, por exemplo, podemos ver que ela passou por todos esses testes. Há um corpo distinto de conhecimento, que é diretamente relevante só para os auditores internos. A entidade IIA tem um conjunto de normas de auditoria e um código de ética. Só pode aderir à IIA indivíduos totalmente qualificados, que tenham passado por uma série de exames e que tenham um histórico de trabalho em um conjunto de áreas de especialização. Quanto ao aspecto de exclusão, os exames são deliberadamente desafiadores e competitivos, projetados para passar uma determinada porcentagem de alunos.

Permitam-me brevemente olhar como ITSM é comparado com os critérios gerais. Superficialmente, ele não parece muito bem.

Embora estejamos acostumados com o aumento da quantidade de livros de ITIL a cada nova versão do standard, isso é em grande parte o resultado do ITIL abraçando as ideias de outras disciplinas distintas. Longe de ter um código regulador que consagre o nosso conhecimento, parece que a mensagem dominante entre os especialistas em ITSM é na verdade, que você possa fazer o que quiser e ainda agradecer ao ITIL pela diretriz "adotar e adaptar".

A associação é possível através do pagamento de uma taxa, e a adesão das empresas e o patrocínio é ativamente encorajado. Na teoria existem requisitos para efetuação do exame, como ter uma quantidade de experiência prática antes de estar inscrito, mas eu tenho que dizer que não tenho conhecimento de alguma vez ter sido consultado ou verificado independentemente.




No que diz respeito à exclusividade, a associação é aberta a qualquer pessoa com um cartão de crédito, mas não posso deixar de dizer que a dificuldade de fazer os exames de ITIL estão bem acima daqueles que você esperaria encontrar em exames para profissões conhecidas.

O ITSM não tem de ser uma profissão para ser valorizado. Não há nada de errado em utilizar as melhores práticas de outras disciplinas. Um conhecido advogado especializado em casos de TI, uma vez disse: "Claro que eu tenho princípios. Mas se você não gosta deles eu posso mudá-los."

Há muitas associações de profissionais altamente respeitáveis e bem-sucedidas e não há nada de errado com um curso de formação que é projetado para fornecer aos participantes tudo o que precisam para garantir que passem no exame ao final.

O problema é que no fundo do meu coração, eu acredito que ITSM pode e deve ser uma profissão.

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