terça-feira, 22 de junho de 2010

10 fatores para o sucesso de um profissional de suporte de TI

Uma pesquisa realizada pelo HDI - a maior associação mundial de profissionais de suporte técnico de TI - descobriu que a habilidade de escutar o cliente é o fator mais importante para o sucesso de um profissional que atende e soluciona as ocorrências técnicas de clientes internos e externos.

Segundo o estudo, 93,1% dos gestores de Service Desk e Centros de Suporte citaram a habilidade de escutar como uma das dez principais capacidades de um profissional de suporte a cliente.

“Saber ouvir o cliente é um fator extremamente importante, pois é ele quem lhe permitirá diagnosticar da forma correta o problema explanado pelo cliente e assim tomar ações efetivas para que a ocorrência seja solucionada. E os gestores sentem muitas vezes que a impaciência dos técnicos de suporte ao ouvir a descrição do usuário os impedem de identificar da forma correta o problema e agilizar a solução do problema”, afirma Nino Albano, diretor do HDI Brasil.

A pesquisa, que ouviu centenas de gerentes de Service Desks e Centros de Suporte, pedia que eles citassem os fatores que julgavam mais importantes para o sucesso de um profissional de suporte técnico. Abaixo seguem os fatores mais lembrados:




  1. Habilidades de escuta - 93,1%
  2. Habilidades de resolução de problemas - 92,7%
  3. Serviço de atendimento ao cliente pelo telefone (por exemplo, voz, empatia, cortesia, simpatia, etc) - 92,6%
  4. Capacidade de rápido aprendizado - 92,3%
  5. Habilidades interpessoais - 92,1%
  6. Capacidade de trabalhar sob pressão - 90,7%
  7. Habilidades verbais - 88,2%
  8. Trabalho em equipe - 87,7%
  9. Habilidades para lidar com mudanças - 86,9%
  10. Habilidades para trabalhar logicamente - 85,9%
“É importante ressaltar que o resultado do estudo não apresenta habilidades técnicas como um desses fatores principais. Isso mostra que os gestores de operações de suporte perceberam que um bom serviço vai muito além do conhecimento técnico. Orientar e capacitar a equipe técnica para uma postura voltada para a qualidade do atendimento ao cliente é essencial para se obter êxito”, ressalta Nino.

No Brasil, o HDI já está presente há aproximadamente sete anos provendo treinamentos de capacitação de analistas para atendimento a clientes. Seguindo essa diretriz, o HDI promove em 2010 a primeira edição do treinamento Desktop Support Technician (HDI - DST), que possui características exclusivas para técnicos que atendem clientes em campo.

“O HDI – DST chega ao mercado brasileiro para responder a uma necessidade específica dos técnicos de Field Support, que necessitam de habilidades particulares no atendimento ao cliente, em virtude de estarem pessoalmente no local do suporte”, ressalta o executivo.

A primeira edição do curso no Brasil acontece nos dias 15 e 16 de julho na Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, mas para as empresas que preferirem treinar um grupo de profissionais, o HDI Brasil oferece cursos in-company, que além de terem até 25% de desconto, é um curso customizado para atender especificamente às necessidades da operação daquela organização.


Nenhum comentário:

Postar um comentário