quarta-feira, 19 de maio de 2010

5 dicas para ter uma equipe de alta performance

(*) Por Hiner Jason
Se você quer ser um líder de sucesso, você só vai conseguir se preparar os membros de sua equipe para terem sucesso também. Crie condições desafiadoras a eles e permita que eles solucionem problemas de forma independente. Seguem abaixo 5 formas para auxiliá-lo nesse processo:

1. Não forneça todas as respostas
Você é o líder. Mas isso não significa que tem um monopólio sobre todas as boas ideias. Se os seus funcionários estão hesitantes em tomar decisões sem antes pedir sua opinião, você provavelmente precisará mudar algumas de suas táticas.

Quando eles te apresentarem informações e perguntarem o que fazer com uma situação, devolva questionando: "O que você acha?". Eles podem ser surpreendidos no início, mas depois que fizer isso algumas vezes, eles começarão a pensar antes de ir até você, de modo que estarão totalmente preparados para discutir o assunto e fazer uma recomendação.

Isso é uma coisa boa, porque geralmente eles estão mais próximos do cliente e mais familiarizados com os detalhes do trabalho. Você precisa das opiniões deles. E precisa delas para fazer algumas das suas próprias decisões.




2. Alinhe as pessoas com as coisas que são apaixonadas
Verifique se você tem as pessoas certas nos lugares corretos. Faça um balanço de todos os talentos que há na equipe e faça as mudanças necessárias para dar a ela a melhor chance de ter sucesso. Não mantenha alguém em uma função só porque ele está fazendo isso por muito tempo - não se você realmente acha que seu talento é mais adequados para outra função.

Você também deve saber qual a paixão das pessoas e tentar alinhá-la com os papéis de trabalho e projetos que os permitirtiriam usar essa paixão para executar. Isso pode significar colocá-los em uma área onde eles não têm muita experiência, mas se sua história de trabalho o faz pensar que pode ter sucesso, geralmente vale o risco. A paixão é geralmente um combustível para o desejo de aprender e crescer.

3. Evite expor as pessoas em público
Em qualquer organização, haverá momentos em que haverá falhas. Quando as coisas não saírem como você esperava, faça uma autópsia para descobrir o que deu errado e aprenda com ele. Se os erros flagrantes foram individuais, lide com eles privadamente, caso necessário. Deixe-os saber as suas expectativas de como isso deve ser feito no futuro.

Acima de tudo, não culpe publicamente as pessoas - direta ou indiretamente - em reuniões de equipe ou e-mails. Se o fizer, corre o risco de criar um ambiente em que as pessoas têm tanto medo de cometer erros que não irão fazer o trabalho pró-ativamente e criativamente para evitar problemas futuros e para impulsionar a inovação.


4. Construa um consenso, deixando sua equipe saber PORQUE
Uma de suas principais responsabilidades como líder é comunicar sobre novas iniciativas e mudanças de estratégia. A pior coisa que você pode fazer é surpreender os membros de sua equipe com uma ideia totalmente formada sobre uma nova maneira de fazer algo que vai alterar drasticamente o trabalho do dia-a-dia.

Sempre que possível dê às pessoas uma informal comunicação de que uma mudança está vindo e que eles saibam a razão. Se eles não concordam com o raciocínio, podem expressar a sua discordância. Eles podem até trazer uma preocupação que deve ser considerada antes de o plano final estar solidificado. Uma ação melhor ainda é ter uma sessão de brainstorming com sua equipe quando você ainda está formulando uma nova ideia ou mudando a estratégia, para que possa recolher ideias e comentários.

Em alguns momentos você terá que mudar repentinamente as coisas, mas tente evitar essas ocasiões. Mesmo assim, certifique-se de explicar totalmente a razão por trás da decisão.



5. Confie na sua equipe, e demonstre isso a eles
Empregos de TI geralmente exigem soluções criativas e de tomada de decisão. Sua equipe precisa estar afiada mentalmente para alcançar um desempenho superior, e é sua função construir um ambiente que incentive esse tipo de criatividade.

Uma das melhores coisas que pode fazer é permitir que seus funcionários saibam que você confia neles e que você tem fé em suas habilidades de fazer o trabalho, resolver os problemas, e cumprir os prazos. Agora, se você não confia neles, é um problema muito mais profundo. Nesse caso, você deve identificar um funcionário que precisa ser trabalhado ou dispensado.

Gerenciar exige que você promova e incentive o pensamento independente, a criatividade e a solução de problemas em um ambiente de confiança. Seguir as estratégias de liderança que nós olhamos aqui, pode ajudar a construir um departamento de TI produtivo e apaixonado, que é dedicado à apresentação de melhores resultados constantemente.

(*) Hiner Jason é o editor-chefe do TechRepublic. Anteriormente, ele trabalhou como Gerente de TI na indústria de produtos de saúde. Você pode encontrá-lo no Twitter, LinkedIn e em JasonHiner.com. Para ver os gadgets e tecnologia pessoal que usa, veja o perfil dele no gdgt.




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